quinta-feira, 8 de setembro de 2011

AVALIANDO PROJETO

Avaliação do projeto Escola Limpa

Avaliando projeto Quem é responsável pelo lixo que você produz?



                        O projeto deixou claro seu objetivo, quando os alunos entenderam que suas atitudes enquanto estudantes, não condiziam com a realidade por eles vivenciada, obtiveram uma nova postura dentro da sala de aula e também nas imediações do educandário. Nesta ação envolvemos o uso da tecnologia, o uso do laptop e o mais importante o envolvimento do aluno. Despertou interesse e sua curiosidade, mostraram-se competentes em desenvolver a pesquisa e no trato da entrevista. Respeitaram todas as etapas definidas pelo projeto. (começo, meio e fim). As atividades sofreram alterações por conta da necessidade e observação dos alunos numa tentativa de interagir com o contra turno. Fizeram visitas no período vespertino, nas salas que ocupam pelo turno da manhã, notaram as diferenças e a preocupação com o espaço foi o que chamou a atenção dos alunos. A produção de lixo nesse espaço também chamou a atenção. As reações dos alunos tanto do período vespertino quanto ao do matutino foi surpreendente puderam conversar sobre o problema trocaram experiências e informação, juntos encontraram uma possibilidade de diminuir a produção de lixo. Como professora responsável pelo projeto da turma do período matutino propus a interação entre os alunos, fomentei a discussão sobre o problema e conduzi a troca de experiências. Crescemos no quesito de conhecer os problemas que pareciam ser só do matutino e não era. Esse problema acontece nos dois períodos e acreditamos que no noturno também. Pensamos no futuro também trocarmos idéia com os alunos do noturno e trazê-los para essa nova realidade. No momento das trocas de informações foi prazeroso. As turmas falaram e questionaram uns aos outros. Percebemos atitudes diferentes a ser assumida rente ao problema. No contato dos alunos notei a preocupação uns com os outros no dia-a-dia a conversa foi diferente. Ao exercerem o papel de sensibilizador de chamar a atenção dos colegas para os problemas percebi o fio condutor que poderá levar ao compromisso de se auto-policiar no trato da sala e das dependências da escola. Posso dizer que a exposição desse problema trouxe a possibilidade de desenvolvermos outros projetos afins, e, principalmente aqueles de interesse coletivo, que de uma forma ou de outra, está contemplado nos currículos. O trabalho com as disciplinas de História, Biologia e Matemática foi surpreendente.



Um comentário:

  1. Ladário tem um novo portal de informações online e Guia comercial. O portal trará noticias, anúncios publicitários, cobertura de eventos realizados na cidade e serviços de utilidade pública para Ladário. Gostaria de contar com o apoio do portal Capital do Pantanal, no sentido de divulgar esta iniciativa.

    ResponderExcluir