A DITADURA MILITAR
“Este é tempo de divisas, tempo de gente cortada... É tempo de meio silêncio, de boca gelada e murmúrio, palavra indireta, aviso na esquina.”
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Ditadura: uso da força para governar e falta de democracia
De 1964 até 1985, o comando das Forças Armadas (Exécito, Marinha e Aeronáutica) controlou as principais esferas politicas do Brasil. No poder, os militares tomaram diversasa medidas autoritárias, como limitar de várias formas a liberdade dos brasileiros e reprimir as manifestações e lutas a favor da democracia. Esse período ficou conhecido como ditadura militar.
O Brasil já tinha passado por outra ditadura em sua história - o Estado Novo (1937-1945). Em ambos os casos, a Constituição em vigor não permitiria a instauração, a Constituição em vigor não permitiria a instauração de uma ditadura ou, em outras palavras, a alta concentração de um poder tão grande nas mãos do executivo. Assim, para justificar seus atos autoritários, os militares modificaram a Constituição diversas vezes. Tentando combater as práticas ditatoriais, muitos grupos da sociedade brasileira se organizaram e lutaram, adotando caminhos diferentes.
INVESTIGANDO
1- Quais os significados atuais atribuídos ao termo ditadura? Como esses significados contrastam
com a palavra democracia?
2- Qual e a sua opinião sobre a ditadura? Justifique sua resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário