sexta-feira, 1 de julho de 2011

Discussão de resultados (Justificativa)

Ao avaliar a minha  aula realizada junto aos alunos do 9º ano da EE 2 de Setembro, no período matutino,  no primeiro momento  foi uma imensa satisfação pois os laptos eram aguardados por muito tempo. Porém, as primeiras instruções foram cumpridas a risca e todos consiguiram  manusear o laptop, entraram  no espaço interativo e localizaram o endereço  do site onde fariamos a primeira parada. Alguns reclamaram da demora da internet, mas, a impaciência de uns e outros,  ficou nitido, (pois os mesmos queriam atendimento individual). Mas,  logo fomos interrompidos pela chamada para merenda, eles nem se moveram, porém, a supervisora veio buscá-los. No segundo momento de desenvolvimento do plano de aula, já conseguimos  capturar algumas imagens discutir  sobre elas e escrever a síntese.
Os objetivos foram atingidos, plenamente, como por exemplo:

·      Analisar, com base nos princípios da investigação histórica, textos e imagens referentes à era Vargas.
Consiguimos visualizar várias informações sobre o período Vargas, inclusive as imagens e textos.
·      Descrever fatos históricos utilizando informações pictóricas, numéricas e textuais sobre a era Vargas.
·      Estabelecer relações sobre os aspectos das relações sociais presentes na era Vargas, com base nas referências e valores presentes no cotidiano da Nova República.
Discussão com as duplas, usando o cotidiano, inclusive da nossa cidade,"a política de hoje e a gestão anterior. Segundo debate a outra gestão era mais popular que essa." 
·      Descrever os aspectos relativos ao “mundo do trabalho” no período da era Vargas, com base na análise e interpretação de dados relativos às atividades econômicas e relações trabalhistas praticadas nesse período histórico.
Atividade de uma dupla: Mariana e Alana Paula
                                  
 Foram discutidos vários aspectos, mas vamos tentar colocar alguns que  nos chamou mais a nossa atenção.
  • A criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.
  • A carteira de trabalho
  • Aposentadoria e Pensões
  • Dimunição da carga horária do trabalhador
  • Regularização do trabalho feminino e também dos menores trabalhadores.
  • o seguro em caso de acidente de trabalho
  • Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
  • Previdência Social
 sabemos que essa discussão é muito longa, passamos algumas aulas discutindo sobre Vargas, mas definimos esses aspectos como acontecimentos que estão presentes até hoje em nossas vidas. Como ficou claro nas discussões  que seremos futuros trabalhadores e tudo que foi criado nesse período da História está relacionado com nossa vida. Foi interessante saber que o Presidente Getulio visitou Ladário, que esteve inaugurando o Dique seco do 6º Distrito Naval, e também que veio na Inauguralção da Estradada de Ferro Brasil-Bolívia. Foi muito proveitosa essa aula.
Queremos outra.

Depois desse passo a passso, a avaliação dos alunos que estava relacionado no Plano de aula:
·  A avaliação será feita durante toda a aula, sendo observada a participação, interesse do aluno e realização da atividade proposta.
 Creio que foram atingidos todos os objetivos.

Espero que gostem.
                                                         

Um comentário:

  1. Olá Elizabeth
    Sim, gostei muito de sua aula. Você enfatizou a importância do foco no conteúdo programado e destacou a aprendizagem dos alunos. Senti falta de fotos ou vídeo da aula. Gostaria que fizesse uma complementação: uma análise do comportamento dos alunos - se demonstraram postura mais ou menos ativa do que nas aulas sem o lap top e destaque pontos que você mudaria (melhoraria) na aula. Aguardo. Abraços Régia

    ResponderExcluir